EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA

Autores/as

  • Paulo Cesar Duarte Paes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32818

Palabras clave:

Palavras Chave, adolescente, medida socioeducativa, educação, e ensino.

Resumen

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto do Departamendo de Artes Visuais, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Univesdidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2015-08-29

Cómo citar

PAES, P. C. D. EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 253–268, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32818. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818. Acesso em: 22 nov. 2024.