EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA

Authors

  • Paulo Cesar Duarte Paes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32818

Keywords:

Palavras Chave, adolescente, medida socioeducativa, educação, e ensino.

Abstract

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto do Departamendo de Artes Visuais, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Univesdidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Published

2015-08-29

How to Cite

PAES, P. C. D. EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 253–268, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32818. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818. Acesso em: 22 nov. 2024.