O ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Sarah Mendonça Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28383

Palabras clave:

Palavras-Chave, Ensino de Geografia. Educação a Distância. Pedagogia. Currículo

Resumen

Este artigo apresenta uma análise acerca das propostas curriculares das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia na modalidade a distância de instituições públicas de Ensino Superior das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, buscando identificar os delineamentos do ensino de Geografia nos referidos cursos. O texto aborda perspectivas teórico-metodológicas do ensino de Geografia e apresenta os resultados. Considera-se que o delineamento curricular da disciplina Geografia no processo de formação dos professores na modalidade a distância está longe de expressar consenso ou uma perspectiva similar nas universidades investigadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarah Mendonça Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Uberlândia e atua como assessora da Diretoria de Educação a Distância. Tem experiência na área de educação com ênfase em Tecnologias Educacionais, Educação a distância e Supervisão Escolar.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Saberes e Praticas Educativas - FACED/UFU). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, com ênfase em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores.

Publicado

2015-04-29

Cómo citar

ARAÚJO, S. M.; GUIMARÃES, I. V. O ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 119–138, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28383. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28383. Acesso em: 18 may. 2024.