FORMAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187Palabras clave:
Arte Educação, Espaço Potencial, Professor de Arte, Resiliência.Resumen
Propõe-se refletir criticamente sobre a formação docente em arte educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área da arte, sendo necessário, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisação na sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação do homem estético; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte educação. Aponta-se que no vínculo do professor ao mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e a fruição a partir do contexto histórico cultural e social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.