EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PAULO FREIRE: ENTRE VESTÍGIOS E IMBRICAÇÕES

Authors

  • Regis Forner Secretaria Estadual de Educação de São Paulo PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP
  • Vanessa Oechsler Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP
  • Alex Henrique Alves Honorato PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.43887

Keywords:

Entrevistas, Plataforma Lattes, Árvore genealógica, tendências em Educação Matemática.

Abstract

Este trabalho analisa os caminhos traçados pelos oito pesquisadores entrevistados de uma dissertação de mestrado (FORNER, 2005), com a finalidade de identificar possíveis sinergias entre o legado de Paulo Freire e tendências em Educação Matemática. Para isso, realiza-se uma busca a partir da leitura do Currículo Lattes de cada um dos oito sujeitos, focando nas teses e dissertações orientadas e defendidas a partir de 2004 (ano em que as entrevistas foram realizadas e transcritas). Como resultado deste estudo, tem-se que, em muitas das pesquisas consultadas, as teorias de Paulo Freire apenas as perpassam (vestígios) e em outras, como as de Modelagem Matemática, Etnomatemática e aquelas embasados na Educação Matemática Crítica, há fortes interligações (imbricações).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regis Forner, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP

Doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro-SP

Vanessa Oechsler, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP

Doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro-SP e professora do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar

Alex Henrique Alves Honorato, PPGEM - UNESP - RIO CLARO - SP

Mestrando em Educação Matemática no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro-SP

Published

2017-12-05

How to Cite

FORNER, R.; OECHSLER, V.; HONORATO, A. H. A. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PAULO FREIRE: ENTRE VESTÍGIOS E IMBRICAÇÕES. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 744–763, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.43887. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43887. Acesso em: 22 nov. 2024.