AS DISPUTAS PELA ESCOLA: GENEALOGIA DO DISCURSO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83081Palavras-chave:
Educação; Tática; Accountability; Resistência.Resumo
As disputas históricas em torno das concepções e das medidas sobre a educação compõem o pano de fundo temático do presente artigo. Mais especificamente, como as redes de discurso historicamente mobilizadas sobre a escola operavam enunciadas sobre os tentáculos semânticos do capitalismo para transformar a educação em algo quantificável, produtivo. Para tanto, voltamo-nos às ordens do discurso e, principalmente, às disputas semânticas da linguagem. Junto a Michel Foucault e Michel de Certeau, a educação é aqui compreendida e disputada a partir dos procedimentos de significação da realidade e compreensão de mundo. Nessa perspectiva, docentes rurais da Bahia de 1950 adotaram procedimentos compreendidos aqui como resistência tática, como alternativa possível de disputa em torno da educação e da escola, mediante micropolíticas de contestação a uma lógica meramente gerencial e quantificável.
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- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
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