PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO INICIAL E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82540

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Formação de Professores, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Condições de Trabalho

Resumo

Este estudo qualitativo, realizado entre 2023 e 2024 com professores de Língua Inglesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma cidade de Santa Catarina, investigou suas percepções sobre a formação inicial e os desafios da prática docente. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com quatro professores, com diferentes tempos de experiência. Os resultados indicam que a formação em Letras não prepara adequadamente para a atuação nos Anos Iniciais, gerando sentimentos de frustração e solidão. A experiência prática modifica a percepção sobre a formação recebida, evidenciando uma dicotomia entre formação e atuação. Conclui-se que a formação inicial é fundamental para a construção da identidade e da autoconfiança docente

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Biografia do Autor

Barbara Fernandes Correa, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil,barbara_f.correa@hotmail.com

Mestranda em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na Universidade da Região de Joinville (Univille). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Univille. Atualmente é professora do Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ). Membro do Grupo de Pesquisa Leituras e Escritas em Práticas Educativas (LEPED/Univille). Bolsista CAPES.

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil, rosanamarakoerner@gmail.com

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras, de Pedagogia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos Leituras e Escritas em Práticas Educativas (Univille), Joinville, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

FERNANDES CORREA, Barbara; KOERNER, Rosana Mara. PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO INICIAL E DESAFIOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 640–654, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82540. Acesso em: 5 dez. 2025.

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