FLORESTAN FERNANDES – UM INTÉRPRETE DO BRASIL NO DIÁLOGO CRÍTICO COM OS EDUCADORES ESCOLANOVISTAS

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39415

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, escolanovistas, escola pública

Resumo

O texto analisa a contribuição de um dos principais intérpretes do Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes, para se pensar os desafios educacionais ensejados pelas transformações na sociedade brasileira na transição do século XIX para o século XX, a partir do diálogo estabelecido entre ele e os educadores escolanovistas. Esses educadores, especialmente Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, tiveram atuação destacada nos debates e reformas educacionais ocorridas entre os anos de 1920 e início de 1960. Florestan Fernandes articulou sua análise acerca da formação social brasileira com os desafios para a educação pública no Brasil, empreendendo uma análise crítica acerca das propostas dos representantes da escola nova no Brasil. A diferença fundamental entre Florestan Fernandes e os renovadores diz respeito ao que Fernandes (1989) denominou de “consciência utópica” desses educadores, por acreditarem ser possível desencadear no Brasil uma revolução educacional burguesa. Destarte, o texto procura abordar os principais aspectos das críticas realizadas por Florestan Fernandes sobre a forma como os grupos de intelectuais pioneiros responderam às questões da escola pública, compondo uma significativa contribuição à temática educacional, que inspira reflexões na área até a atualidade, uma vez que os desafios por ele identificados em suas raízes históricas não foram superados.

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Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do mestrado em educação da Univas (Universidade do Vale do Sapucaí)

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

RODRIGUES, F. de C. FLORESTAN FERNANDES – UM INTÉRPRETE DO BRASIL NO DIÁLOGO CRÍTICO COM OS EDUCADORES ESCOLANOVISTAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 065–082, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.39415. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39415. Acesso em: 13 nov. 2024.