DO DISCURSO DA VALORIZAÇÃO À REALIDADE DA PRECARIZAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO DO FUNDEF E DO FUNEB

Autores

  • Wellington Ferreira de Jesus FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.18295

Palavras-chave:

financiamento da educação básica, precarização, valorização dos profissionais da educação, Fundef, Fundeb

Resumo

O presente trabalho, construído como estudo exploratório, a partir de uma pesquisa sobre as origens históricas e as perspectivas da política de fundos constitucionais no contexto do financiamento à Educação Básica no Brasil, discute a política de valorização do magistério segundo os referidos fundos constitucionais, destacadamente o Fundo de Valorização do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Realizou-se um levantamento no conjunto da legislação pertinente ao financiamento da educação, em particular, da educação básica brasileira, a Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/1996, Emendas Constitucionais, resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação, do MEC e literatura pertinente. Ao final, destacamos que, é possível considerar que, historicamente, a problemática que envolve a valorização do magistério se apresenta como um dos assuntos que, como integrante das políticas educacionais e do financiamento, assume centralidade no discurso, embora, em geral, na prática, permaneça relegada a um segundo plano ou negligenciada pelo poder público.

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Biografia do Autor

Wellington Ferreira de Jesus, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Educação pela UFG

Professor do PPGE da UCB

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

DE JESUS, W. F. DO DISCURSO DA VALORIZAÇÃO À REALIDADE DA PRECARIZAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO DO FUNDEF E DO FUNEB. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 633–648, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.18295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18295. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos