DO DISCURSO DA VALORIZAÇÃO À REALIDADE DA PRECARIZAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO DO FUNDEF E DO FUNEB

Authors

  • Wellington Ferreira de Jesus FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.18295

Keywords:

financiamento da educação básica, precarização, valorização dos profissionais da educação, Fundef, Fundeb

Abstract

O presente trabalho, construído como estudo exploratório, a partir de uma pesquisa sobre as origens históricas e as perspectivas da política de fundos constitucionais no contexto do financiamento à Educação Básica no Brasil, discute a política de valorização do magistério segundo os referidos fundos constitucionais, destacadamente o Fundo de Valorização do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Realizou-se um levantamento no conjunto da legislação pertinente ao financiamento da educação, em particular, da educação básica brasileira, a Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/1996, Emendas Constitucionais, resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação, do MEC e literatura pertinente. Ao final, destacamos que, é possível considerar que, historicamente, a problemática que envolve a valorização do magistério se apresenta como um dos assuntos que, como integrante das políticas educacionais e do financiamento, assume centralidade no discurso, embora, em geral, na prática, permaneça relegada a um segundo plano ou negligenciada pelo poder público.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wellington Ferreira de Jesus, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Educação pela UFG

Professor do PPGE da UCB

Published

2013-12-20

How to Cite

DE JESUS, W. F. DO DISCURSO DA VALORIZAÇÃO À REALIDADE DA PRECARIZAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO DO FUNDEF E DO FUNEB. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 633–648, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.18295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18295. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos