CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Lívia da Silva Neiva Martin Universidade Estadual de Goiás
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28786

Palavras-chave:

Escola e celular. Celular e educação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral identificar e analisar quem e quais são os atores escolares que usam o celular na escola. Buscou, ainda, identificar quais mudanças ocorreram e ocorrem com o uso do celular na escola na perspectiva de conhecer as alterações provocadas nas atividades pedagógicas de escolas municipais e estaduais de uma cidade de médio porte. Com abordagem qualitativa, foram realizadas observações de diferentes situações de uso do celular na escola, relatos espontâneos dos pesquisados, anotados em protocolos de registro, e aplicação de questionário para os estudantes. Os celulares estão na escola e discutir formas de incorporação e de usos intencionais para este contexto é importante, pois é parte da cultura dos sujeitos que ali freqüentam, no entanto, para que se transformem em elementos concretos de compromisso profissional, cultural, social e político precisam de gestores capacitados, professores bem formados e escolas em condições adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia da Silva Neiva Martin, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Educação a Distância e graduada em Comunicação Social.

Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil(2000)
Docente de ensino superior - DS V pós-doutora da Universidade Estadual de Goiás , Brasil

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MARTIN, L. da S. N.; TOSCHI, M. S. CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 557–574, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28786. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786. Acesso em: 27 abr. 2024.