EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA LEGAL: O CASO DA EXPANSÃO MATO-GROSSENSE

Autores

  • Kelly Gianezini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.28674

Resumo

Nas últimas décadas os efeitos da globalização vêm transformando não apenas os modos de produção, como também a forma de socialização e o uso dos conhecimentos. É a partir desta perspectiva, que se pretendeu-se, enquanto objetivo deste artigo, analisar a expansão do ensino superior com relação às diferentes fases (instalação, centralização, interiorização e diversificação) relacionadas ao campo educacional na Amazônia Legal de Mato Grosso e ao desenvolvimento do estado (antes e depois da divisão territorial). Metodologicamente, buscou-se: a) descrever sinteticamente os antecedentes histórico e socioeconômicos, em que ocorreram as transformações que influenciaram os rumos do ensino superior mato-grossense; e b) tratar do cenário do início do século XX até os dias atuais, abrangendo as fases do ensino superior em Mato Grosso: da instalação das primeiras IES, passando pela divisão territorial e seus reflexos em MT, até a diversificação do ensino ocorrida no início do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Gianezini, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento sanduíche pela University of California Los Angeles (UCLA). Possui Licenciatura em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Bacharelado em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia, ambos pela UFRGS. Também é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

GIANEZINI, K. EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA LEGAL: O CASO DA EXPANSÃO MATO-GROSSENSE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 369–389, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.28674. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28674. Acesso em: 28 abr. 2024.