EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA LEGAL: O CASO DA EXPANSÃO MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.28674Resumo
Nas últimas décadas os efeitos da globalização vêm transformando não apenas os modos de produção, como também a forma de socialização e o uso dos conhecimentos. É a partir desta perspectiva, que se pretendeu-se, enquanto objetivo deste artigo, analisar a expansão do ensino superior com relação às diferentes fases (instalação, centralização, interiorização e diversificação) relacionadas ao campo educacional na Amazônia Legal de Mato Grosso e ao desenvolvimento do estado (antes e depois da divisão territorial). Metodologicamente, buscou-se: a) descrever sinteticamente os antecedentes histórico e socioeconômicos, em que ocorreram as transformações que influenciaram os rumos do ensino superior mato-grossense; e b) tratar do cenário do início do século XX até os dias atuais, abrangendo as fases do ensino superior em Mato Grosso: da instalação das primeiras IES, passando pela divisão territorial e seus reflexos em MT, até a diversificação do ensino ocorrida no início do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.