FORMAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores

  • Alexandre Silva dos Santos Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187

Palavras-chave:

Arte Educação, Espaço Potencial, Professor de Arte, Resiliência.

Resumo

Propõe-se refletir criticamente sobre a formação docente em arte educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área da arte, sendo necessário, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisação na sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação do homem estético; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte educação. Aponta-se que no vínculo do professor ao mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e a fruição a partir do contexto histórico cultural e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva dos Santos Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Doutor em Educação com estágio na Universidade de Aveiro (Portugal). Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão do Núcleo de Arte do Campus de Marabá da UFPA. Coordenador da Pesquisa PIBIC com o projeto Racionalidade Estética: estudo do processo criador das crianças na cidade de Marabá. É vice-coordenador do Mestrado Interdisciplina no Campus de Marabá/UFPA.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

SANTOS FILHO, A. S. dos. FORMAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 145–162, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.27187. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/27187. Acesso em: 28 abr. 2024.