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APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82232

Palavras-chave:

Citologia; Ensino por Investigação; Tecnologias Educacionais

Resumo

A pesquisa objetivou refletir acerca da percepção de uma sequência didática investigativa e a produção de jogos educativos no ensino de Biologia Celular. Com abordagem qualitativa e pesquisa-ação, seguiu o modelo dos 5Es, integrando tecnologias educacionais e jogos didáticos para estimular a autonomia e o aprendizado ativo. Os estudantes exploraram conceitos por meio de analogias, discussões e criação de jogos educativos. Além disso, utilizaram ferramentas como Kahoot e programaram jogos digitais. A participação nas discussões em grupo foi avaliada por 75% dos estudantes como média, alta ou muito alta, o que indica maior engajamento, reforço do aprendizado e desenvolvimento de competências socioemocionais, evidenciando a eficácia do ensino investigativo aliado a metodologias ativas. Conclui-se que a proposta favorece uma educação mais inclusiva e significativa, promovendo o protagonismo estudantil.

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Biografia do Autor

Juan Carlos Ferreira Paulino, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, juan.carlos@aluno.uece.br

Mestre em Ensino de Biologia (UECE). Licenciado em Ciencias Biologicas (UECE). Docente da Secretaria de Educacao do Ceara (SEDUC/CE).

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, jones.baroni@uece.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). 

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-21

Versões

Como Citar

CARLOS FERREIRA PAULINO, Juan; BARONI FERREIRA DE MENEZES, Jones. APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 815–831, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82232. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82232. Acesso em: 5 dez. 2025.

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