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POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: DIMENSÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ECOSSISTÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82201

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação Digital; Formação Docente; Tecnologias Digitais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios impostos pela Política Nacional de Educação Digital (PNED), diante das desigualdades nacionais em infraestrutura e conectividade, buscando apontar premissas para uma formação docente ética, inclusiva, capaz de superar perspectivas meramente instrumentais. A pesquisa adota uma abordagem teórica descritiva, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais. São considerados documentos como a própria PNED, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas, além de dados nacionais da Anatel, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Anuário Brasileiro da Educação Básica. As dimensões formativas delineadas apoiam-se nas contribuições de Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e Humberto Maturana, com base em fundamentos ecossistêmicos e transdisciplinares que sustentam uma formação docente emancipadora.

 

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Biografia do Autor

Michelle Jordão Machado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba, Paraná, Brasil, michellejm@gmail.com

Pós-doutoranda em Educação (PUCPR); doutora (2014) e mestre (2000) em Educação pela Universidade Católica de Brasília; pós-graduada em Psicopedagogia e Educação a Distância, licenciada em Pedagogia e Letras; bacharel em Direito (IDP). Atua na Divine Consultoria e Assessoria. Diretora de Educação e Inovação da Rede Heavenly Internacional School

Adriana Justin Cerveira Kampff , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, adriana.kampff@pucrs.br

Doutora em Informática na Educação e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS. Especialista em Gestão Curricular e bacharel em Informática pela PUCRS. Professora titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS

 

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba, Paraná, Brasil, patricia.lupion@pucpr.br

Graduada em Pedagogia (PUCPR), mestre em Educação (PUCPR) e doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento (UFSC). Coordenadora do PPGE – PUCPR.

 

 

Referências

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

JORDÃO MACHADO, Michelle; JUSTIN CERVEIRA KAMPFF , Adriana; LUPION TORRES, Patrícia. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: DIMENSÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ECOSSISTÊMICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 798–814, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82201. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82201. Acesso em: 5 dez. 2025.

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