ESTÉTICA, ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA ESTUDANTE-PROFESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82175

Palavras-chave:

Estética, Arte, Atividade Docente, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho pretendeu compreender que implicações uma trajetória formativa marcada por um viés estético-artístico possui no processo de constituição docente. Para tanto, realizou-se a análise de videogravações de um grupo de estudante-professoras que, durante três anos, participaram de um percurso formativo pautado na Educação Estética. Pelo método indiciário (Pino, 2005), percorreu o desenvolvimento profissional de uma das estudante-professora, o estudo discute e demonstra a importância da Educação Estética, os desafios na estrutura educacional e a necessidade de uma formação que eleve a consciência de si e do outro.

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Biografia do Autor

Mariana Datria Schulze, Universidade da Região de Joinville (Univille) e Faculdade Ielusc, Joinville, Santa Catarina, Brasil, marianad.schulze@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação e Psicóloga pela mesma instituição. Professora e Coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade IELUSC, Joinville/SC, Brasil. Pós-Doutoranda em Educação (Univille), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Edital 20/2024. Atua nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional, Formação de Professores, Estética e Educação, com ênfase na abordagem histórico-cultural. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho e Formação Docente (GETRAFOR) e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Formação de Professores (RIPEFOR).

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joinville, Santa Catarina, Brasil, luciane.schlindwein@ufsc.br

Doutora (1999) e Mestre em Educação (1994), ambas em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017–2018), com bolsa do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FOPPE/UFSC), membro do DiS – Diferenças e Subjetividades em Educação (UFSC) e da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR).

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

DATRIA SCHULZE, Mariana; MARIA SCHLINDWEIN, Luciane. ESTÉTICA, ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA ESTUDANTE-PROFESSORA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 623–639, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82175. Acesso em: 5 dez. 2025.

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