A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56525

Resumo

O objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Gabriel de Borba, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes de Goiás - SEDUCE-GO

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia - Goiânia-GO.

Especializado em Educação Inclusiva com Ênfase em Antendimento Educacional Especializado pela Faculdade Brasileira de Cultura - FABEC em Goiânia-GO.

Professor de Geografia do Ensino Básico na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Goiás desde 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

BORBA, W. G. de. A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 294–308, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525. Acesso em: 16 abr. 2024.