A REMODELAGEM DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA REALIZADA PELAS REFORMAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79511Palavras-chave:
Educação Básica; Trabalho Docente; Valorização Profissional; Reforma EducacionalResumo
Este texto é resultado da produção científica na pós-graduação strito sensu em Educação, realizada por meio de pesquisa do estado da questão, com o objetivo de identificar repercussões das políticas educacionais de valorização profissional dos professores da educação básica pública sobre o trabalho docente. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado em Educação inscritas entre 2016 e 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tiveram suas inferências analisadas por frequência e/ou aproximação de ideias. O panorama construído desvelou que as políticas públicas de valorização docente, decorrentes das reformas educacionais instauradas desde a segunda metade dos anos de 1990, não resolveram osdilemasdo trabalho do professor, chegando a reestruturá-lo, recompondo sua prática, precarizando a profissão e, assim, obstaculizando ainda mais o alcance de uma educação de qualidade socialmente reconhecida.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. P. Armadilhas no Labirinto: Escolarização e Trabalho Docente Desafiados pelo Pacto da Educação em Goiás. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
ALVES, F. K. R. A. Desafios da Valorização dos Professores da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte: Carreira E Remuneração (2009−2015). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ARAÚJO, S. C. L. G. Trabalho Docente, Infância e Políticas de Alfabetização e de Avaliação: um estudo sobre identidade das professoras de 1º ciclo de Belo Horizonte. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
BACCIN, E. V. C. Reconhecimento de Saberes e Competências no Ensino Básico Técnico e Tecnológico: impactos sobre a carreira e o trabalho docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
BORGES, E. M. Avaliações em larga escala no contexto escolar: percepção de diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
CARDOSO, S. As Vivências do/no Trabalho Docente na Educação Infantil: Ciclo de Vida Profissional. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
CASAGRANDE, A. L. Gestão Pública da Educação Paulista: A Carreira Docente e o Novo Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2016.
CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, 2008.
COSTA, E. F. L. Trabalho e carreira docente nos IFs de educação, ciência e tecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos 2016.
COSTA, M. C. S. Trabalho e Formação Docente em Educação Física na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Belém/PA. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
CRESWELL, J.J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DEMORI, M. História de vida e profissão docente: experiências formadoras e a constituição das identidades em contexto das reformas educacionais.2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
JARDIM, K. S. M. O Trabalho Docente na Rede Estadual de Ensino no Estado de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
LUZ, S. L. O. Sindicalismo e Educação no Estado do Pará: As Repercussões da Luta Sindical sobre o Trabalho Docente. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
MISSAKI, A. C. T. Os planos de carreira docente em São Paulo: configurações do ensino público nas diferentes esferas administrativas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.
MOREIRA, S. C. Efeito do Território Periférico no Trabalho Escolar: análise de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto, Fortaleza, v. 1, p. 33-51, 2010.
OLIVEIRA, D. A. Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 5, n. 89, p. 127-144. set./dez. 2004.
OLIVEIRA, L. D. Transformar para conformar: o profissionalismo docente e as normativas estatais para a rede de ensino paulista (1995-2014). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PEREIRA JÚNIOR, E. A. Condições de Trabalho Docente nas Escolas de Educação Básica no Brasil: Uma Análise Quantitativa. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
ROSTIROLA, C. R. Efeitos dos dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) sobre escolas públicas de ensino médio. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, A. M. S. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SOUSA, A. S. As Condições de Trabalho de Professores do Ensino Médio em Escolas Públicas Estaduais da Cidade De Teresina – PI.2018. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SOUZA, M. B. A Política de Valorização docente na Rede Pública de Ensino do Estado do Pará (2007-2016): o caso PARFOR. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
VOLSI, M. E. F. As Políticas de Valorização de Professores da Educação Básica no Brasil Pós-Constituição Federal de 1988.2016. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
ZEN, R. T. Implicações da Prova Brasil no Trabalho de Professores da Rede de Ensino de Cascavel-PR: contradições entre as exigências das avaliações em larga escala e o currículo municipal. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
Publicado
Versões
- 2025-07-08 (2)
- 2025-04-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 FRANCILENE DO ROSÁRIO DE MATOS, MARIA ALICE MELO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



