PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ALGORITMOS: MUDANÇAS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79502Palavras-chave:
Plataformas de redes sociais digitais, Algoritmos, Educação BásicaResumo
Esse artigo apresenta um ensaio teórico bibliográfico de cunho exploratório, sobre os conceitos de Plataforma de Redes Sociais Digitais e Algoritmos. Tem como objetivo, estabelecer reflexões e apresentar subsídios sobre os possíveis impactos que tais ferramentas possam promover nas práticas sociais de estudantes do ensino fundamental, considerando que tais sujeitos são usuários cada vez mais frequentes destas plataformas. Entre as contendas (promovidas e fomentadas pelos algoritmos) podemos citar: a adicção ao telefone celular, os filtro-bolha, as câmaras de eco, entre outras consequências que tem reflexo no cotidiano escolar. Conclui-se com este ensaio que as decorrências dos algoritmos, muitas vezes invisíveis, são urgentes de ser colocadas em pauta nos espaços escolares, debatidas e discutidas por todos os envolvidos da comunidade escolar (estudantes, professores, pais e equipe pedagógica). Estes escritos e reflexões integram o quadro teórico de uma tese de doutoramento que encontra-se em andamento no Programa de Pós Graduação em Educação, de uma Universidade situada na região sul do Brasil.
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- 2025-07-10 (2)
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