CURRÍCULO CULTURAL: EMERGÊNCIA DE UMA NOVA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78911Palavras-chave:
Currículo; Cultura; Pluralidade; Diferença; Deslocamentos.Resumo
No artigo, são apresentados e discutidos argumentos teóricos com a finalidade de afirmar a existência de movimentos em curso na produção intelectual do campo curricular, os quais produzem progressivos deslocamentos de sentidos para currículos, seus enfoques, perspectivas de análise e, inclusive, práticas escolares. Defendemos que os deslocamentos são mobilizados por demandas sociais contemporâneas e por força de um conjunto de filosofias e pedagogias de fundo cultural, dedicadas a compreender e aprofundar as questões da pluralidade cultural e das diferenças. Com esse propósito, inicialmente se situam no texto as tendências curriculares que predominaram e ainda predominam no campo, para, então, pôr em destaque as influências desse conjunto de pedagogias e teorias culturais contemporâneas no deslocamento das abordagens curriculares para enfoques no campo da cultura. Concluímos afirmando que esses movimentos fortalecem uma nova tendência teórica no campo, a qual denominamos preliminarmente currículos de base cultural.
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