PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78889Mots-clés :
Educação Básica, Educação Superior, Intervenção, ColaboraçãoRésumé
Este artigo objetiva discutir a articulação entre a Educação Básica e Superior à luz de produções acadêmicas oriundas de um mestrado profissional, especificamente na intersecção com a educação básica sob diferentes vertentes de atuação profissional. Com base na pesquisa interventiva, identificou-se: a) importância de pertencer ao lócus investigativo para propor intervenções; b) imprescindibilidade da colaboração para/na consecução das pesquisas e c) flexibilidade no desenvolvimento metodológico face às características e/ou adesão à intervenção. Os resultados indicam necessidade de investimentos na articulação entre os níveis de ensino brasileiros. Espera-se contribuir com o debate acerca do tema e possibilitar outras investigações comprometidas com a superação do fosso evidenciado nas produções teóricas identificadas no estudo.
Téléchargements
Références
ALEIXO, E. da C. A. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básica. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Persona Psicologia, 2011.
FERNANDES, J. C. N. A construção de jogos digitais como forma de promover a interdisciplinaridade. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.
FERREIRA, S. D. Metodologias ativas: potencialidades e limitações na percepção de professores da educação básica. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho dágua, 1997.
FREITAS, E. R. A. G. Violência escolar e formação de professores: estratégias de enfrentamento na dimensão educacional. 2021. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
GARCIA, R. L. Para quem investigamos – para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: GARCIA, Regina Leite. (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-42.
GATTI, B. A. Formação de professores, complexidades e trabalho docente. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01 Acesso em: 13 abr. 2024
GOMES, R. de C. Ensino de produção textual e reflexividade: percepções de um professor sobre sua trajetória e sobre suas atividades docentes em oficinas de produção textual para o Enem. 2022. 103 f. Dissertação (Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas, SP, 2022.
LAPLANE, A. F. de. Notas para uma Análise dos Discursos sobre Inclusão Escolar. GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. F. de (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 5-20.
LIMA, F. A. B. STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI. 2021. 156 folhas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2021.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
MIASCOVSKY, H. W. A produção criativa na atividade sessão reflexiva em contextos de educação bilíngue. São Paulo: 2008, 226pp.
NASCIMENTO, W. A. O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – (PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Campina Grande, 2023.
PAIVA, H. F. F. B. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
PEDRO, F. S. C. Efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2020. 187 f. Dissertação (Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.
PEREIRA, A. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019.
PEZARINI, A. R. Construção e avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas por estudantes de Ciências e de Biologia. 339 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.
PIMENTEL, S. C. Desafios da pesquisa colaborativa na construção de uma escola inclusiva. In: PIMENTEL, S. C. (Org.) Universidade e escola na construção de práticas inclusivas. Cruz das Almas: UFRB, 2013. p. 24.
PINHEIRO, A. de A. Os jogos teatrais e a sequência básica de Rildo Cosson na formação do leitor literário no curso de Pedagogia. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2021. Mossoró, Rio Grande do Norte, 2021.
REGONATO, G. de F. S. Eventos de oralidade na escola: vozes e repertórios para (re)construção histórica e social. Dissertação (Faculdade de Ciências e Letras) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP.
SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma
cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANCHES, R. M. A Geografia e o saneamento básico no 5º ano do ensino fundamental: a mediação da educação socioambiental significativa e colaborativa em sala de aula. 92 f. Tese (Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro, SP, 2022.
SANTOS, A. T. R. dos. Educação Ambiental e Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2022. 54 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
SANTOS, B. M. C. Água para consumo humano. In: SANTOS, B. M. C. et alConstruindo Saberes para educação Contextualizada: Desenvolvimento Sustentável para e Convivência com o Semiárido. Caderno Pedagógico 01. Feira de Santana: MOC, 2011.
SILVA, A. de A. Educação intercultural e diálogo entre diferentes saberes: desafios e possibilidades no ensino de ciências da escola básica. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Salvador, 2022.
SOCHA, R. R. Aprendizagem probabilística de alunos do 7º ano do ensino fundamental por meio de atividades de investigação. 2019, Dissertação - Universidade Cruzeiro do Sul, Mestrado em ensino de Ciências, Cruzeiro do Sul.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2025-07-10 (2)
- 2025-04-30 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Márcia Torres Neri Soares, Izabel Cristina Lima Dias Alves, Patrícia de Sena Araújo, Thaiana Ferreira dos Santos 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



