DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE

Autores

  • Ingrid Ertel Stürmer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adriana da Silva Thoma Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489

Palavras-chave:

Discursos. Educação Bilíngue. Surdos. Políticas Educacionais.

Resumo

Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.

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Biografia do Autor

Ingrid Ertel Stürmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de São Leopoldo -RS. Professora convidada em cursos de Extensão e Especialização na área de Libras, Formação de Professores de Surdos e Tradutor Intérprete de Língua de Sinais. Possui pesquisas e publicações na área da Educação de Surdos abordando, principalmente, a avaliação, inclusão e educação bilíngue. É integrante do Grupo de Pesquisa SINAIS: Sujeitos, inclusão, narrativas, identidades e subjetividades, coordenado pela professora Dra. Adriana da Silva Thoma. Contato: ingridsturmer@gmail.com. CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231930Y

Adriana da Silva Thoma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU). Coordenadora do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades e Subjetividades. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Surdos em articulação com os Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos em Educação, principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, inclusão escolar, subjetividades, identidades e diferença e avaliação na educação de surdos. Contato:asthoma@terra.com.br. CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707535Y1

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

STÜRMER, I. E.; THOMA, A. da S. DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 573–590, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36489. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação