MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM
  • Eduardo Guedes Pacheco UERGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29510

Palavras-chave:

Educação Básica. Música(s). Pedagogia. Unidocência.

Resumo

Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são discutidas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a Infância, com a Educação e não menos importante, com a Arte?  Questões como estas conduzem a elaboração deste ensaio, o qual tem como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola e formação e práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Ribeiro Bellochio, UFSM

Bacharel em Música, Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela UFSM, Doutora em Educação pela UFRGS. Editora da Revista Educação UFSM, presidente do conselho editorial da Revista da ABEM, conselheira da ABEC.

Eduardo Guedes Pacheco, UERGS

Bacharel em Percussão e Mestre em Educação pela UFSM. Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da UERGS. E Coordenador Pedagógico da Associação CUÍCA – Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

BELLOCHIO, C. R.; PACHECO, E. G. MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 39–54, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.29510. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510. Acesso em: 28 abr. 2024.