DIÁLOGO SEM DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A TUTORIA DE UM CURSO VIRTUAL DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Rafaela Bohrz Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43805

Palavras-chave:

diálogo, tutoria, Língua Inglesa, Educação a Distância

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre a concepção de diálogo para Paulo Freire, relacionando-a com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dos tutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.

Palavras-chave: diálogo, tutoria, Língua Inglesa, Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Bohrz, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras, habilitação Inglês e Português pela Universidade de Passo Fundo (2008), pós-graduada em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (2015) e mestranda em Educação na Universidade de Passo Fundo. É membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua como Assistente de Educação a Distância na Universidade de Passo Fundo e Tutora Presencial na Rede e-Tec Idiomas. Dedica-se a estudos nas áreas de Educação a Distância, Informática na Educação, Ensino de Línguas e Políticas Educacionais. 

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

BOHRZ, R. DIÁLOGO SEM DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A TUTORIA DE UM CURSO VIRTUAL DE LÍNGUA INGLESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 465–480, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.43805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43805. Acesso em: 8 maio. 2024.