A (IM)POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA E DO INDIVÍDUO EM FIM DE PARTIDA

Autores

  • Yonara Dantas de Oliveira Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31712

Palavras-chave:

Experiência, Indivíduo, Escola de Frankfurt, Teatro Moderno

Resumo

Este ensaio revisita os conceitos de experiência e indivíduo em Adorno, Horkheimer e Benjamin, no que os autores revelam sobre o caráter fragmentário e impotente com que esses conceitos se apresentam na modernidade. Parte-se de tais considerações para refletir acerca da peça Fim de partida, de Samuel Beckett, que se mostra, particularmente para Adorno, como denúncia realista das condições deterioradas de formação do indivíduo. É por meio da forma de paródia do drama que Beckett expõe a dilaceração das possibilidades de contato entre os homens e destes com a natureza e o mundo. A (im)potência da experiência e do indivíduo é o preço a ser pago pela humanidade, que segue seu curso no progresso à custa da morte em vida de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonara Dantas de Oliveira, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Possui mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2010) e graduação em Psicologia pela UFSJ (2006). Sua pesquisa acadêmica versa sobre formação, arte, teatro e individuação. Desenvolve pesquisas em avaliação de ensino no Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Direito GV (GVlaw).

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, Y. D. de. A (IM)POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA E DO INDIVÍDUO EM FIM DE PARTIDA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 355–378, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31712. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31712. Acesso em: 24 abr. 2024.