A DESCOBERTA DO NOME: O PRÓPRIO NA INFÂNCIA E NA ESCOLA

Autores

  • Cláudia Aparecida de Oliveira Leite Parlêtre (Divinópolis / MG) Outrarte (IEL/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28662

Palavras-chave:

Nome próprio. Infância. Psicanálise. Educação.

Resumo

Este artigo problematiza a construção do nome próprio na infância, demarcando, como eixo de investigação teórica, a perspectiva psicanalítica. Dessa maneira, consideramos a incidência da linguagem e o laço relacional como os operadores privilegiados na constituição subjetiva, na medida em que o bebê humano é inundado pela linguagem que o antecede e o rodeia. Nessa imersão, a criança herda um nome de um outro e é convocada a responder por esse nome. Entretanto, a apropriação desse nome requer um movimento solidário que corresponde ao reconhecimento de um corpo  próprio. Tais operadores se estabelecem pela marca de um initium subjetivo, passo inaugural para a constituição do sujeito. Ao considerar tais elementos, pretendemos estabelecer um diálogo com o campo da educação, pois a escola ocupa uma função mediadora no processo que autentica, para cada criança, a conquista de seu nome próprio.

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Biografia do Autor

Cláudia Aparecida de Oliveira Leite, Parlêtre (Divinópolis / MG) Outrarte (IEL/UNICAMP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Linguística (2004) e doutorado em Linguística (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora associada do Centro de Pesquisa Outrarte (IEL/Unicamp), membro do Projeto $EMA$OMa ( IEL/UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Subjetividade e Cultura (UFRB). Pós-doutorado em Psicologia Psicanalítica do Sujeito (Laboratoire Clinique Psychopatologique et Interculturelle / Université Toulouse II - Mirail). Membro fundadora do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão (2005 - Divinópolis /MG). Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise; nome próprio; clínica psicanalítica; linguagem; escrita; sujeito.

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Publicado

2015-04-29

Como Citar

LEITE, C. A. de O. A DESCOBERTA DO NOME: O PRÓPRIO NA INFÂNCIA E NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 139–147, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28662. Acesso em: 5 maio. 2024.