O ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Sarah Mendonça Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28383

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Ensino de Geografia. Educação a Distância. Pedagogia. Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca das propostas curriculares das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia na modalidade a distância de instituições públicas de Ensino Superior das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, buscando identificar os delineamentos do ensino de Geografia nos referidos cursos. O texto aborda perspectivas teórico-metodológicas do ensino de Geografia e apresenta os resultados. Considera-se que o delineamento curricular da disciplina Geografia no processo de formação dos professores na modalidade a distância está longe de expressar consenso ou uma perspectiva similar nas universidades investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Mendonça Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Uberlândia e atua como assessora da Diretoria de Educação a Distância. Tem experiência na área de educação com ênfase em Tecnologias Educacionais, Educação a distância e Supervisão Escolar.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Saberes e Praticas Educativas - FACED/UFU). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, com ênfase em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

ARAÚJO, S. M.; GUIMARÃES, I. V. O ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 119–138, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28383. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28383. Acesso em: 5 maio. 2024.