A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE MÚSICA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL - PR

Autores

  • Carla Angelica Sella Marianayagam Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Edaguimar Orquizas Viriato Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.26897

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Básica, Ensino de Música, Lei nº 11.769/08.

Resumo

Este artigo busca retratar os resultados da pesquisa realizada nas escolas municipais de Cascavel–PR acerca da implantação da Lei Federal nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica e tecer algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado num espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela Secretaria Municipal de Educação.

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Biografia do Autor

Carla Angelica Sella Marianayagam, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga (UNIOESTE, 1998), Especialista em Educação Musical (EMBAP, 2002), Mestre em Educação (UNIOESTE, 2013).

Edaguimar Orquizas Viriato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

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Publicado

2014-04-19

Como Citar

MARIANAYAGAM, C. A. S.; VIRIATO, E. O. A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE MÚSICA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL - PR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 1–18, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.26897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26897. Acesso em: 26 dez. 2024.