AS REDEFINIÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO E IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Vera Maria Vidal Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13148

Palavras-chave:

neoliberalismo, Relação Público/Privado, educação

Resumo

Este trabalho trata da concepção de democracia da Terceira Via e de suas implicações para a democratização da educação. Na última década, estudos e pesquisas têm-se dedicado a analisar esse período particular do capitalismo, que, após uma grande fase de expansão iniciada no pós-guerra, vive um período de crise. Suas principais estratégias de superação – neoliberalismo, globalização, reestruturação produtiva e Terceira Via – redefinem o papel do Estado, principalmente para com as políticas sociais, com profundas consequências para a relação público/privado. O objetivo, portanto, é analisar as mudanças ocorridas no papel do Estado, tanto na alteração da propriedade (público não-estatal), quanto o que permanece na propriedade estatal, mas passa a ter a lógica do mercado, reorganizando os processos de gestão (quase-mercado).

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

PERONI, V. M. V. AS REDEFINIÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO E IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 1–18, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13148. Acesso em: 28 abr. 2024.