SOCIOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE ANTHONY GIDDENS

Autores

  • Amurabi Pereira de Oliveira Instituto Federal de Educação,

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13145

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Reflexividade, Sociologia da educação

Resumo

No presente trabalho, discutimos os processos envolvidos no ensino de sociologia no Brasil, buscando compreender o lugar dessa ciência no currículo escolar do ensino médio a partir da idéia de reflexividade desenvolvida por Giddens. Nesse sentido, recorremos à análise do autor acerca da modernidade e de como a sociologia é essencialmente a ciência que se propõe estudar as sociedades modernas. Nosso trabalho visa tanto a contribuir para uma sociologia do ensino de sociologia no Brasil quanto para uma análise da sociologia da educação a partir da teoria de Giddens, ainda pouco explorada nesse campo de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Educação,

No presente trabalho, discutimos os processos envolvidos no ensino de sociologia no Brasil, buscando compreender o lugar dessa ciência no currículo escolar do ensino médio a partir da idéia de reflexividade desenvolvida por Giddens. Nesse sentido, recorremos à análise do autor acerca da modernidade e de como a sociologia é essencialmente a ciência que se propõe estudar as sociedades modernas. Nosso trabalho visa tanto a contribuir para uma sociologia do ensino de sociologia no Brasil quanto para uma análise da sociologia da educação a partir da teoria de Giddens, ainda pouco explorada nesse campo de investigação.

Downloads

Publicado

2011-02-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. de. SOCIOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE ANTHONY GIDDENS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 53–62, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13145. Acesso em: 28 abr. 2024.