CONCEITO DE INTELECTUAL EM GRAMSCI CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13141

Palavras-chave:

História da Educação, Gramsci

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a fecundidade do conceito de intelectual postulado por Antonio Gramsci para a escrita da história da educação, particularmente da história intelectual da educação. A narrativa apresenta sinteticamente o processo de constituição do campo da História da Educação e da História Intelectual da Educação, articulando-os aos campos da História e da Educação, e revisita as principais reflexões sobre a história intelectual do filósofo italiano, estabelecendo uma interlocução entre o conceito de intelectual como organizador da cultura e aspectos da trajetória intelectual de Paulo Freire. Apóia-se, no debate da Historiografia e da Historiografia da Educação Brasileira para abordar o problema do lugar da História da Educação e da História Intelectual da Educação nos campos da História e da Educação e na literatura da História Intelectual e da Sociologia Intelectual, particularmente nos Cadernos do Cárcere, para tematizar a possibilidade analítica oriunda da discussão gramsciana. Este texto sustenta a potencialidade do conceito de intelectual como organizador da cultura para discutir as ações de personagens e de grupos que estabeleceram projetos culturais e educativos, bem como ocuparam funções em diferentes esferas do estado e da sociedade civil.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

CAMPOS, N. de. CONCEITO DE INTELECTUAL EM GRAMSCI CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 131–150, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13141. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13141. Acesso em: 14 nov. 2024.