Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 32 No. 2 (2021): Dossiê "Da infância abstrata às crianças reais: relações entre infância, trabalho e práxis educativa"
Vol. 32 No. 2 (2021): Dossiê "Da infância abstrata às crianças reais: relações entre infância, trabalho e práxis educativa"
Published:
2021-11-18
Expediente
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Da infância abstrata à criança real na contemporaneidade: “do luto à luta”
pdf (Português (Brasil))
Dossiê
Criança e infância na obra de Philippe Ariès e nos clássicos da História Social da Classe Operária: em busca das crianças invisíveis – as crianças proletárias
Jorge Fernando Hermida
17-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70888
Infância, educação e trabalho: relações contraditórias na vida da criança no contexto capitalista
Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins, Marcos Antônio Soares
39-58
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70889
“Não matou ninguém, mas deixou todo mundo meio torto”: trabalho, educação e infância desde a vitivinicultura de Videira, Santa Catarina, Brasil
Soraya Franzoni Conde, Natália Palhoza
59-75
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70891
Trabalho, infâncias e crianças no contexto narrativo campo-costeiro à luz da linguagem bakhtiniana
Ana Paula Vieira e Souza, Carmem Terezinha Baumgartner
76-91
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70892
Cuentos de hadas e infancia: la dialéctica entre tradición y modernidad
Adriana Marrero
92-111
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70894
Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades
Juliana Pasqualini, Lucineia Lazaretti
112-129
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70895
Avaliação na educação infantil: contribuições a luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural
Tainara Pereira Castro, Ana Carolina Galvão
130-147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70896
Integrating disability and developmental theories for an equitable inclusive education: towards transformative educational praxes
Dušana Podlucká
148-173
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70903
Outros Artigos
O papel das famílias no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral
Marlene Barbosa de Freitas Reis, Juliana Cândido Queroz, Franciele Virgínia da Silva Carvalho
175-194
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70841
A criação de sinais em libras por meio de pessoas ouvintes
Andréa dos Guimarães de Carvalho, Adriell Fonseca Santos
195-205
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70843
A matemática não é um monstro: jogos teatrais e matemática em um curso de extensão para professores
Vinicius Borovoy de Sant’ana, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
206-225
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70844
Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Guilherme Matos de Oliveira, Mirian Rocha dos Santos, Ana Paula Evangelista Silva
226-237
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70849
Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil
Newton Freire Murce Filho, Suyanne Martins Costa, Filipe Araújo Costa, Giovanna Garcia Costa Lima
238-254
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70850
Significados e sentidos do trabalho docente na educação infantil: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
Rosiris Pereira de Souza, Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
255-270
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70851
Uma tarde com Lydia Hortélio: “olhar menino” para “aprender menino”
José Douglas Alves dos Santos
271-285
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70852
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems