Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas

Autores

  • Dušana Podlucká LaGuardia Community College, City University of New York, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70903

Resumo

Instituições de ensino superior nos Estados Unidos são obrigadas a oferecer oportunidades educativas iguais para seus alunos. Para além do interesse crescente e diversificação de ofertas pedagógicas, esses esforços ainda estão distantes de endereçar adequadamente práticas opressivas intersecionais e capacitistas nas salas de aula. Eu argumento por uma teorização sobre deficiências integrada no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem, superando assim separações reducionistas, individualizantes e dicotomizadas. Amparado em Estudos Críticos sobre Deficiências, na teoria da Defectologia de Vygotsky e no Posicionamento Ativo e Transformador, o artigo apresenta uma pedagogia transformadora inclusiva, justa e anti-capacitista para todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dušana Podlucká, LaGuardia Community College, City University of New York, Estados Unidos

Social Science Department at LaGuardia Community College, City University of New York; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8620-5936.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

PODLUCKÁ, D. Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 148–173, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70903. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70903. Acesso em: 19 nov. 2024.