Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas

Autores

  • Dušana Podlucká LaGuardia Community College, City University of New York, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70903

Resumo

Instituições de ensino superior nos Estados Unidos são obrigadas a oferecer oportunidades educativas iguais para seus alunos. Para além do interesse crescente e diversificação de ofertas pedagógicas, esses esforços ainda estão distantes de endereçar adequadamente práticas opressivas intersecionais e capacitistas nas salas de aula. Eu argumento por uma teorização sobre deficiências integrada no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem, superando assim separações reducionistas, individualizantes e dicotomizadas. Amparado em Estudos Críticos sobre Deficiências, na teoria da Defectologia de Vygotsky e no Posicionamento Ativo e Transformador, o artigo apresenta uma pedagogia transformadora inclusiva, justa e anti-capacitista para todos os alunos.

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Biografia do Autor

Dušana Podlucká, LaGuardia Community College, City University of New York, Estados Unidos

Social Science Department at LaGuardia Community College, City University of New York; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8620-5936.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

PODLUCKÁ, D. Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 148–173, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70903. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70903. Acesso em: 6 out. 2022.