Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 32 n. 2 (2021): Dossiê "Da infância abstrata às crianças reais: relações entre infância, trabalho e práxis educativa"
v. 32 n. 2 (2021): Dossiê "Da infância abstrata às crianças reais: relações entre infância, trabalho e práxis educativa"
Publicado:
2021-11-18
Expediente
PDF
Editorial
Da infância abstrata à criança real na contemporaneidade: “do luto à luta”
pdf
Dossiê
Criança e infância na obra de Philippe Ariès e nos clássicos da História Social da Classe Operária: em busca das crianças invisíveis – as crianças proletárias
Jorge Fernando Hermida
17-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70888
Infância, educação e trabalho: relações contraditórias na vida da criança no contexto capitalista
Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins, Marcos Antônio Soares
39-58
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70889
“Não matou ninguém, mas deixou todo mundo meio torto”: trabalho, educação e infância desde a vitivinicultura de Videira, Santa Catarina, Brasil
Soraya Franzoni Conde, Natália Palhoza
59-75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70891
Trabalho, infâncias e crianças no contexto narrativo campo-costeiro à luz da linguagem bakhtiniana
Ana Paula Vieira e Souza, Carmem Terezinha Baumgartner
76-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70892
Cuentos de hadas e infancia: la dialéctica entre tradición y modernidad
Adriana Marrero
92-111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70894
Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades
Juliana Pasqualini, Lucineia Lazaretti
112-129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70895
Avaliação na educação infantil: contribuições a luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural
Tainara Pereira Castro, Ana Carolina Galvão
130-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70896
Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas
Dušana Podlucká
148-173
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70903
Outros Artigos
O papel das famílias no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral
Marlene Barbosa de Freitas Reis, Juliana Cândido Queroz, Franciele Virgínia da Silva Carvalho
175-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70841
A criação de sinais em libras por meio de pessoas ouvintes
Andréa dos Guimarães de Carvalho, Adriell Fonseca Santos
195-205
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70843
A matemática não é um monstro: jogos teatrais e matemática em um curso de extensão para professores
Vinicius Borovoy de Sant’ana, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
206-225
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70844
Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Guilherme Matos de Oliveira, Mirian Rocha dos Santos, Ana Paula Evangelista Silva
226-237
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70849
Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil
Newton Freire Murce Filho, Suyanne Martins Costa, Filipe Araújo Costa, Giovanna Garcia Costa Lima
238-254
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70850
Significados e sentidos do trabalho docente na educação infantil: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
Rosiris Pereira de Souza, Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
255-270
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70851
Uma tarde com Lydia Hortélio: “olhar menino” para “aprender menino”
José Douglas Alves dos Santos
271-285
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70852
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems