v. 32 n. 2 (2021): Dossiê "Da infância abstrata às crianças reais: relações entre infância, trabalho e práxis educativa"

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Publicado: 2021-11-18

Dossiê

  • Criança e infância na obra de Philippe Ariès e nos clássicos da História Social da Classe Operária: em busca das crianças invisíveis – as crianças proletárias

    Jorge Fernando Hermida
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70888
  • Infância, educação e trabalho: relações contraditórias na vida da criança no contexto capitalista

    Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins, Marcos Antônio Soares
    39-58
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70889
  • “Não matou ninguém, mas deixou todo mundo meio torto”: trabalho, educação e infância desde a vitivinicultura de Videira, Santa Catarina, Brasil

    Soraya Franzoni Conde, Natália Palhoza
    59-75
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70891
  • Trabalho, infâncias e crianças no contexto narrativo campo-costeiro à luz da linguagem bakhtiniana

    Ana Paula Vieira e Souza, Carmem Terezinha Baumgartner
    76-91
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70892
  • Cuentos de hadas e infancia: la dialéctica entre tradición y modernidad

    Adriana Marrero
    92-111
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70894
  • Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades

    Juliana Pasqualini, Lucineia Lazaretti
    112-129
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70895
  • Avaliação na educação infantil: contribuições a luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural

    Tainara Pereira Castro, Ana Carolina Galvão
    130-147
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70896
  • Integrando teorias de deficiência e do desenvolvimento para produzir práticas educativas justas e inclusivas: em busca de praxes educacionais transformativas

    Dušana Podlucká
    148-173
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70903

Outros Artigos

  • O papel das famílias no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral

    Marlene Barbosa de Freitas Reis, Juliana Cândido Queroz, Franciele Virgínia da Silva Carvalho
    175-194
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70841
  • A criação de sinais em libras por meio de pessoas ouvintes

    Andréa dos Guimarães de Carvalho, Adriell Fonseca Santos
    195-205
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70843
  • A matemática não é um monstro: jogos teatrais e matemática em um curso de extensão para professores

    Vinicius Borovoy de Sant’ana, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
    206-225
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70844
  • Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

    Guilherme Matos de Oliveira, Mirian Rocha dos Santos, Ana Paula Evangelista Silva
    226-237
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70849
  • Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil

    Newton Freire Murce Filho, Suyanne Martins Costa, Filipe Araújo Costa, Giovanna Garcia Costa Lima
    238-254
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70850
  • Significados e sentidos do trabalho docente na educação infantil: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético

    Rosiris Pereira de Souza, Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
    255-270
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70851
  • Uma tarde com Lydia Hortélio: “olhar menino” para “aprender menino”

    José Douglas Alves dos Santos
    271-285
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70852