Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70849Resumo
Este artigo, resultante de uma atividade prática da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental de Geografia no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), apresenta os resultados de entrevistas realizadas com duas professoras que lecionam a disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, tendo o objetivo de identificar o que elas compreendem como ciência geográfica e como essa percepção resvala nos itinerários das práticas que desenvolvem em sala de aula, com vistas à efetivação do processo de ensino aprendizagem. Mediante as contribuições teóricas de Pires (2007), Moura (2012), Straforini (2004) e Callai (2005), e mais especialmente dos depoimentos concedidos pelas professoras entrevistadas, entendemos que se
torna imprescindível no ensino de Geografia nos anos iniciais evidenciar as transformações que ocorrem no espaço, além de possibilitar, por meio de uma leitura de mundo, a reflexão sobre o papel determinante dos sujeitos sociais nesse processo. Assim, vislumbramos a importância do professor na mediação dos conhecimentos geográficos, posto que as aulas que contemplam o estudo do espaço, e suas transformações, devem estar relacionadas à vida e ao contexto social dos seus estudantes.