Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, ggui995@gmail.com
  • Mirian Rocha dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, mirianrochadossantos.7@gmail.com
  • Ana Paula Evangelista Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, apesilva1@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70849

Resumo

Este artigo, resultante de uma atividade prática da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental de Geografia no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), apresenta os resultados de entrevistas realizadas com duas professoras que lecionam a disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, tendo o objetivo de identificar o que elas compreendem como ciência geográfica e como essa percepção resvala nos itinerários das práticas que desenvolvem em sala de aula, com vistas à efetivação do processo de ensino aprendizagem. Mediante as contribuições teóricas de Pires (2007), Moura (2012), Straforini (2004) e Callai (2005), e mais especialmente dos depoimentos concedidos pelas professoras entrevistadas, entendemos que se
torna imprescindível no ensino de Geografia nos anos iniciais evidenciar as transformações que ocorrem no espaço, além de possibilitar, por meio de uma leitura de mundo, a reflexão sobre o papel determinante dos sujeitos sociais nesse processo. Assim, vislumbramos a importância do professor na mediação dos conhecimentos geográficos, posto que as aulas que contemplam o estudo do espaço, e suas transformações, devem estar relacionadas à vida e ao contexto social dos seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, ggui995@gmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5435-5139.

Mirian Rocha dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, mirianrochadossantos.7@gmail.com

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1216-518X. 

Ana Paula Evangelista Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, apesilva1@gmail.com

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9020-3703.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

MATOS DE OLIVEIRA, G.; ROCHA DOS SANTOS, M.; EVANGELISTA SILVA, A. P. Itinerários da práxis pedagógica de professoras no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 226–237, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70849. Acesso em: 19 dez. 2024.