Infância, educação e trabalho: relações contraditórias na vida da criança no contexto capitalista
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70889Resumo
Este texto discute a relação entre infância, educação e trabalho na sociedade capitalista, apoiando-se no entendimento que essas dimensões da vida social são constructos sócio-históricos situados em um dado contexto e demarcados nas/pelas lutas de classes. As análises elaboradas consideram as diferentes dimensões e os seus múltiplos condicionantes da vida das crianças de baixa renda, moradoras do campo e da cidade, que se submetem, de algum modo, à lógica do trabalho e ao sistema de produção capitalista. Com base numa pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência o método materialista histórico-dialético, destaca-se dados de pesquisas realizadas sobre o tema e os indicadores sociais que retratam a infância brasileira e goiana que se educam pelo/no mundo do trabalho. Nesse cenário, estatísticas recentes ressaltam que o trabalho infantil vem assumindo uma linha ascendente em estados brasileiros como Goiás, contrariando a legislação vigente no país. As evidências anunciam tanto a conformação quanto a resistência dos diferentes sujeitos sociais – incluindo as próprias crianças – no que tange à busca de consolidação dos direitos humanos, em particular, dos direitos das crianças em âmbito mundial e nacional, sendo urgente defender e construir propostas referenciadas em uma educação integral emancipadora.