Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades

Autores

  • Juliana Pasqualini Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, pasqualinijc@gmail.com
  • Lucineia Lazaretti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, Paraná, Brasil, lucylazaretti@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70895

Resumo

Na sociedade capitalista contemporânea a atividade social da criança pequena encontra-se largamente situada no interior de instituições de educação infantil. Este artigo recupera as origens e o desenvolvimento histórico das instituições de educação infantil, analisando as necessidades societárias concretas em função das quais essa prática social se instituiu e institucionalizou-se. Nesse percurso, evidencia que a consolidação da educação infantil como prática institucional respondeu historicamente a motivações extrínsecas, essencialmente econômicas e ideológicas, ao mesmo tempo que abriu a possibilidade histórica de converter em objeto de pesquisa e debate social as melhores condições possíveis para o desenvolvimento e a educação da criança pequena. Refletir sobre a escola de educação infantil como conquista histórica que, embora não isenta de contradições, contém a potencialidade de enriquecer a formação humana da criança, é a proposta desse ensaio, que problematiza as concepções de desenvolvimento infantil e de criança subjacentes aos projetos historicamente em disputa para etapa educacional. A aposta no ensino desenvolvente é o caminho que se indica como potencialidade de a escola de educação infantil constituir-se como espaço de atividades significativas e formativas para as crianças até os cinco anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pasqualini, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, pasqualinijc@gmail.com

Doutora em Psicologia pela UNESP Araraquara. Pós Doutora pela UNICAMP. Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6497-8783.

Lucineia Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, Paraná, Brasil, lucylazaretti@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná (campus de Paranavaí). É integrante do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3878-8158.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

PASQUALINI, J.; LAZARETTI, L. Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 112–129, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70895. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70895. Acesso em: 4 out. 2022.