Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades

Autores/as

  • Juliana Pasqualini Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, pasqualinijc@gmail.com
  • Lucineia Lazaretti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, Paraná, Brasil, lucylazaretti@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70895

Resumen

Na sociedade capitalista contemporânea a atividade social da criança pequena encontra-se largamente situada no interior de instituições de educação infantil. Este artigo recupera as origens e o desenvolvimento histórico das instituições de educação infantil, analisando as necessidades societárias concretas em função das quais essa prática social se instituiu e institucionalizou-se. Nesse percurso, evidencia que a consolidação da educação infantil como prática institucional respondeu historicamente a motivações extrínsecas, essencialmente econômicas e ideológicas, ao mesmo tempo que abriu a possibilidade histórica de converter em objeto de pesquisa e debate social as melhores condições possíveis para o desenvolvimento e a educação da criança pequena. Refletir sobre a escola de educação infantil como conquista histórica que, embora não isenta de contradições, contém a potencialidade de enriquecer a formação humana da criança, é a proposta desse ensaio, que problematiza as concepções de desenvolvimento infantil e de criança subjacentes aos projetos historicamente em disputa para etapa educacional. A aposta no ensino desenvolvente é o caminho que se indica como potencialidade de a escola de educação infantil constituir-se como espaço de atividades significativas e formativas para as crianças até os cinco anos de idade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Pasqualini, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, pasqualinijc@gmail.com

Doutora em Psicologia pela UNESP Araraquara. Pós Doutora pela UNICAMP. Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6497-8783.

Lucineia Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, Paraná, Brasil, lucylazaretti@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná (campus de Paranavaí). É integrante do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3878-8158.

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

PASQUALINI, J.; LAZARETTI, L. Crianças pequenas na escola: contradições e potencialidades. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 112–129, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70895. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70895. Acesso em: 19 dic. 2024.