Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil

Autores

  • Newton Freire Murce Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, murce@ufg.br
  • Suyanne Martins Costa Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, suyanne.19@hotmail.com
  • Filipe Araújo Costa Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, filipecostaa136@gmail.com
  • Giovanna Garcia Costa Lima Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, jollielima8@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70850

Resumo

Este estudo consiste em uma experiência de ensino em literatura infantil, com estudantes jovens, e tem como objetivo discutir a questão da qualidade em literatura infantil, particularmente em livros ilustrados endereçados a crianças, considerando a sua presença ao longo da história e as mudanças ocorridas no tempo. Além desta visão histórica, focalizamos os modos como a diversidade e as diferenças são representadas em uma seleção de livros ilustrados internacionais que foram analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Freire Murce Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, murce@ufg.br

Professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O docente pesquisa nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, literatura infantil e juvenil, psicanálise e teatro. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4901-2905.

Suyanne Martins Costa, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, suyanne.19@hotmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4089-4478.

Filipe Araújo Costa, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, filipecostaa136@gmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4651-6136.

Giovanna Garcia Costa Lima , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, jollielima8@gmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5118-3765.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

FREIRE MURCE FILHO, N.; MARTINS COSTA, S.; ARAÚJO COSTA, F.; GARCIA COSTA LIMA , G. Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 238–254, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70850. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70850. Acesso em: 19 dez. 2024.