Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil

Autores/as

  • Newton Freire Murce Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, murce@ufg.br
  • Suyanne Martins Costa Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, suyanne.19@hotmail.com
  • Filipe Araújo Costa Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, filipecostaa136@gmail.com
  • Giovanna Garcia Costa Lima Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, jollielima8@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70850

Resumen

Este estudo consiste em uma experiência de ensino em literatura infantil, com estudantes jovens, e tem como objetivo discutir a questão da qualidade em literatura infantil, particularmente em livros ilustrados endereçados a crianças, considerando a sua presença ao longo da história e as mudanças ocorridas no tempo. Além desta visão histórica, focalizamos os modos como a diversidade e as diferenças são representadas em uma seleção de livros ilustrados internacionais que foram analisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Newton Freire Murce Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, murce@ufg.br

Professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O docente pesquisa nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, literatura infantil e juvenil, psicanálise e teatro. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4901-2905.

Suyanne Martins Costa, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, suyanne.19@hotmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4089-4478.

Filipe Araújo Costa, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, filipecostaa136@gmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4651-6136.

Giovanna Garcia Costa Lima , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Goiânia, Goiás, Brasil, jollielima8@gmail.com

Estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da UFG. Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (UFG/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5118-3765.

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

FREIRE MURCE FILHO, N.; MARTINS COSTA, S.; ARAÚJO COSTA, F.; GARCIA COSTA LIMA , G. Qualidade, diversidade e diferenças em livros ilustrados: uma experiência no ensino de literatura infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 238–254, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70850. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70850. Acesso em: 17 jul. 2024.