Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 31 No. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Vol. 31 No. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Published:
2020-12-08
Expediente
1
PDF (Português (Brasil))
Editorial
12-14
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin
Helena Maria Ferreira, Joel Cezar Bonin, Leticia Carreño-Saucedo
15-34
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66944
Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática
Veronica Violant Holz, Marlene Zwierewicz, Marizete Bortolanza Spessatto
35-66
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
Indissociabilidade entre sustentabilidade e Escolas Criativas e suas implicações para religar o ensino à complexidade da vida
Levi Hülse, Gabriel Real Ferrer, Clovis Demarchi, Adelcio Machado dos Santos
67-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66946
Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania
Joel Haroldo Baade, Laude Erandi Brandenburg, Juan Miguel González Velasco
85-103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66947
As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo
Alfredo Pena-Vega, Izabel Petraglia
104-124
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66949
A dança costurando saberes sociais na educação
Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, Danielle Berbel Leme de Almeida
125-142
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950
Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural
Marilza Vanessa Rosa Suanno, Carlos Cardoso Silva, Taynnara Rodrigues de Oliveira, Wesley Brito Magalhães
143-162
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66954
Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2
Juan Miguel González Velasco, Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão
163-181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955
As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental
Madalena Pereira da Silva, Paula Alves de Aguiar, Ramon Garrote Jurado
182-204
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957
Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Kênia Paulino de Queiroz Souza, Antonio Pantoja Vallejo
205-224
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958
A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola
Fabiane Lopes de Oliveira, Louise Lima, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
225-244
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940
Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários
Cristina d’Ávila, Giovana Zen, Denise Moura Guerra
245-263
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
La teoría fundamentada en busca de un modelo educativo Qulla-Aymara
Nelson Cutipa Gómez
264-285
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66961
Potencial polinizador para justiça social dos núcleos RIEC FURB e RIEC ECOFOR
Vera Lúcia Simão, Vera Lúcia de Souza e Silva, Saturnino de la Torre
286-304
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66962
Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico
Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
305-324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963
Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19
Roberto Moraes Cruz, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Solange Andreoni, Andrea Duarte Pesca
325-344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66964
Entrevistas
Entrevista Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque
Por Vanessa Hatxu de Moura Karajá e Marilza Vanessa Rosa Suanno
Vanessa Hatxu de Moura Karajá, Marilza Vanessa Rosa Suanno
345-354
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Uma escola criativa para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação
Giselia Antunes Pereira, Thaís Rios da Rocha, Cristina Costa Lobo, Candido Alberto Gomes
355-364
PDF (Português (Brasil))
Outros Artigos
Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social
Kátia Naomi Kuroshima, Ana Lucia Berno Bonassina, José Matarezi, Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco, Camila Burigo Marin, Nayara Martins Orsi
365-384
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966
Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho
Amone Inacia Alves, Geralda da Cunha Teixeira Feraz, Thaise Cristiane de Abreu Prudente
385-406
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
O direito à educação enquanto garantia de emancipação humana para adolescentes e jovens privados de liberdade
Valdenir Batista Veloso
407-425
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66970
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems