A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940Resumo
A formação de professores é um tema relevante dada a oportunidade de que os docentes desenvolvam e assumam um papel de transformação social pelo potencial de oferecer aos estudantes, por um lado, os subsídios para viver na sociedade e, por outro, possibilitar aprendizagens culturalmente significativas, sob a perspectiva de saberes necessários para seu futuro. Sob esta perspectiva assenta o desafio de uma formação transformadora, a partir da díade teoria e prática, no intuito de aprofundar as possibilidades pelas quais o conhecimento poderá ser construído – na lógica de uma prática pedagógica inovadora - e como os professores poderão contribuir com sua atuação docente na produção do conhecimento. O desenho de investigação assenta num estudo exploratório, na perspectiva do paradigma fenomenológico-interpretativo, cujos dados recolhidos tiveram como base a realização de entrevistas com duas formadoras de Portugal e duas formadoras de Curitiba, que corroboram com as questões no que diz respeito à formação de futuros professores. Importante frisar que a problemática apresentada diz respeito à configuração de uma formação, sob a intenção de relacionar as concessões da formação inicial com a reflexão sobre a ação prática e que no seu todo contribuem para a formação de professores. A análise das respostas das entrevistadas, sustenta a visão de que a formação inicial é salutar para que os futuros professores se vejam como transformadores sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-08
Como Citar
LOPES DE OLIVEIRA, F. .; LIMA, L. .; FERREIRA, D.; COSME, A. A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 225–244, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66940. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66940. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).