Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Publicado:
2020-12-08
Expediente
1
PDF
Editorial
12-14
PDF
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin
Helena Maria Ferreira, Joel Cezar Bonin, Leticia Carreño-Saucedo
15-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66944
Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática
Veronica Violant Holz, Marlene Zwierewicz, Marizete Bortolanza Spessatto
35-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
Indissociabilidade entre sustentabilidade e Escolas Criativas e suas implicações para religar o ensino à complexidade da vida
Levi Hülse, Gabriel Real Ferrer, Clovis Demarchi, Adelcio Machado dos Santos
67-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66946
Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania
Joel Haroldo Baade, Laude Erandi Brandenburg, Juan Miguel González Velasco
85-103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66947
As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo
Alfredo Pena-Vega, Izabel Petraglia
104-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66949
A dança costurando saberes sociais na educação
Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, Danielle Berbel Leme de Almeida
125-142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950
Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural
Marilza Vanessa Rosa Suanno, Carlos Cardoso Silva, Taynnara Rodrigues de Oliveira, Wesley Brito Magalhães
143-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66954
Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2
Juan Miguel González Velasco, Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão
163-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955
As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental
Madalena Pereira da Silva, Paula Alves de Aguiar, Ramon Garrote Jurado
182-204
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957
Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Kênia Paulino de Queiroz Souza, Antonio Pantoja Vallejo
205-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958
A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola
Fabiane Lopes de Oliveira, Louise Lima, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
225-244
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940
Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários
Cristina d’Ávila, Giovana Zen, Denise Moura Guerra
245-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
La teoría fundamentada en busca de un modelo educativo Qulla-Aymara
Nelson Cutipa Gómez
264-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66961
Potencial polinizador para justiça social dos núcleos RIEC FURB e RIEC ECOFOR
Vera Lúcia Simão, Vera Lúcia de Souza e Silva, Saturnino de la Torre
286-304
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66962
Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico
Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
305-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963
Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19
Roberto Moraes Cruz, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Solange Andreoni, Andrea Duarte Pesca
325-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66964
Entrevistas
Entrevista Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque
Por Vanessa Hatxu de Moura Karajá e Marilza Vanessa Rosa Suanno
Vanessa Hatxu de Moura Karajá, Marilza Vanessa Rosa Suanno
345-354
PDF
Resenhas
Uma escola criativa para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação
Giselia Antunes Pereira, Thaís Rios da Rocha, Cristina Costa Lobo, Candido Alberto Gomes
355-364
PDF
Outros Artigos
Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social
Kátia Naomi Kuroshima, Ana Lucia Berno Bonassina, José Matarezi, Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco, Camila Burigo Marin, Nayara Martins Orsi
365-384
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966
Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho
Amone Inacia Alves, Geralda da Cunha Teixeira Feraz, Thaise Cristiane de Abreu Prudente
385-406
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
O direito à educação enquanto garantia de emancipação humana para adolescentes e jovens privados de liberdade
Valdenir Batista Veloso
407-425
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66970
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems