A dança costurando saberes sociais na educação

Autores

  • Vanderléa Ana Meller Universidade do Vale de Itajaí – UNIVALI
  • Maria Glória Dittrich Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Isleide Steil Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Danielle Berbel Leme de Almeida Universidade do Minho (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950

Resumo

Dançar é linguagem cultural humana de composição social que revela a organização do sentir e pensar humano, especialmente na educação. O objetivo deste estudo busca compreender a dança no enredo social da criança, na educação inscrita no percurso expressivo do desejo de ser, aprender e conviver. Foi desenvolvido um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, a partir de 10 oficinas de dança, com interação das crianças entre 5 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, que frequentam instituições educativas formais e não-formais, do Brasil/Itajaí/SC e de Portugal/Braga, e integram os projetos de atenção socioeducativa. A dança agregou oportunidades de criação artística e interação social no encadeamento expressivo; possibilitou a apropriação da diversidade cultural em relações educativas que permitiram a emancipação humana, como sujeitos criadores do complexo mundo vivido, da cidadania atrelada à dança como patrimônio cultural; dançar envolveu o reconhecimento do ser humano de direitos e deveres que na convivência fortalece sua identidade cidadã.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

MELLER, V. A. .; DITTRICH, M. G. .; STEIL, I. .; BERBEL LEME DE ALMEIDA, D. A dança costurando saberes sociais na educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 125–142, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66950. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66950. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social