Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos do programa pautado na perspectiva da complexidade sobre os distúrbios musculoesqueléticos e a qualidade de vida de docentes. Participaram da pesquisa 193 docentes do sexo feminino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de educação de três municípios de Santa Catarina. Os participantes foram divididos em dois grupos: o Grupo 1 (n = 100) foi composto por professoras que não participaram do programa, e o Grupo 2 (n = 93), por professoras que participaram do programa de formação continuada durante 2 anos. O Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares foi utilizado para avaliar os distúrbios musculoesqueléticos, e o questionário WHOQOL-bref, para avaliar a qualidade de vida. Os resultados mostraram que as partes superior e inferior das costas, o pescoço, os ombros, os punhos e as mãos foram as regiões mais acometidas pelos distúrbios musculoesqueléticos em ambos os grupos. Quando comparados os distúrbios musculoesqueléticos entre os grupos, as professoras do Grupo 1 apresentaram maior frequência nos 7 dias que antecederam a pesquisa (16,4%) que as professoras do Grupo 2 (10,7%) (p<0,05). Na comparação da percepção da qualidade de vida entre os grupos, o Grupo 2 apresentou melhores escores na mediana de domínio Físico (p<0,05), Psicológico (p<0,01), Social (0,05) e Ambiental (0,001) quando comparado ao Grupo 1. A percepção da qualidade de vida geral (QV geral) foi melhor nas professoras do Grupo 2 quando comparada ao Grupo 1 (p<0,001). Em resumo, o programa de Formação-Ação em Escolas Criativas melhorou a saúde e a qualidade de vida de docentes da Educação Básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-08
Como Citar
ENDRIGO RUPPEL DA ROCHA, R. .; PAULINO DE QUEIROZ SOUZA, K. .; PANTOJA VALLEJO, A. . Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 205–224, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66958. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66958. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).