Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966Resumo
Estudos têm mostrado que o distanciamento entre homem e ambiente, imposto pela sociedade urbana, tecnológica e consumista é promotor dos desastres ambientais. A educação pode reverter estes cenários, mas, ainda enfrenta um de seus maiores desafios, o pensar de uma forma íntegra, do ser humano consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente. Esta pesquisa de abordagem quali-quantitativa compreendeu o relato e a análise de duas práticas teórico-metodológicas transdisciplinares do Projeto de Extensão Oceanos, denominadas Árvore Semântica do Conhecimento – ASC, aplicadas em 2018 e 2019, com 200 e 60 estudantes, respectivamente, em situação de vulnerabilidade social, do município de Itajaí-SC. Dois aspectos parecem ter sido necessários e essenciais para a efetivação da ASC: a sensibilização para a contextualização aos problemas ambientais e conhecimento prévio sobre os diferentes saberes dos estudantes. A sua aplicação demonstrou ser um recorte no tempo e espaço onde razão e emoção, objetividade e subjetividade podem trabalhar juntos, mudando as percepções e modos de ver e interpretar a realidade impactando na construção coletiva do conhecimento. Desta forma, o processo de aprendizagem deverá ser participativo, autônomo e protagonista para que as relações causa/efeito sejam mais profundas, complexas, abrangentes e transdisciplinares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-08
Como Citar
NAOMI KUROSHIMA, K. .; BERNO BONASSINA, A. L. .; MATAREZI, J. .; TORMEN CRIVELETTO CANALLI PACHECO, M. .; BURIGO MARIN, C. .; MARTINS ORSI, N. . Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 365–384, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66966. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66966. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).