Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Kátia Naomi Kuroshima Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Ana Lucia Berno Bonassina Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • José Matarezi Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Camila Burigo Marin Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)
  • Nayara Martins Orsi Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966

Resumo

Estudos têm mostrado que o distanciamento entre homem e ambiente, imposto pela sociedade urbana, tecnológica e consumista é promotor dos desastres ambientais. A educação pode reverter estes cenários, mas, ainda enfrenta um de seus maiores desafios, o pensar de uma forma íntegra, do ser humano consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente. Esta pesquisa de abordagem quali-quantitativa compreendeu o relato e a análise de duas práticas teórico-metodológicas transdisciplinares do Projeto de Extensão Oceanos, denominadas Árvore Semântica do Conhecimento – ASC, aplicadas em 2018 e 2019, com 200 e 60 estudantes, respectivamente, em situação de vulnerabilidade social, do município de Itajaí-SC. Dois aspectos parecem ter sido necessários e essenciais para a efetivação da ASC: a sensibilização para a contextualização aos problemas ambientais e conhecimento prévio sobre os diferentes saberes dos estudantes. A sua aplicação demonstrou ser um recorte no tempo e espaço onde razão e emoção, objetividade e subjetividade podem trabalhar juntos, mudando as percepções e modos de ver e interpretar a realidade impactando na construção coletiva do conhecimento. Desta forma, o processo de aprendizagem deverá ser participativo, autônomo e protagonista para que as relações causa/efeito sejam mais profundas, complexas, abrangentes e transdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

NAOMI KUROSHIMA, K. .; BERNO BONASSINA, A. L. .; MATAREZI, J. .; TORMEN CRIVELETTO CANALLI PACHECO, M. .; BURIGO MARIN, C. .; MARTINS ORSI, N. . Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 365–384, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66966. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66966. Acesso em: 19 nov. 2024.