v. 43 n. 3 (2018): Gênero: conflito, implicações e alcance

Gênero: conflito, implicações e alcance
Publicado: 2018-12-30

Expediente

Dossiê

  • A “Ideologia de gênero” e a “escola sem partido”: faces de uma mesma moeda em ações políticas conservadoras no Brasil e no Espírito Santo

    Erineusa Maria da Silva, Elda Alvarenga, Fábio Luiz Alves de Amorim, Eliza Bartolozzi Ferreira
    615-631
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48847
  • Educação em tempos de escola “sem” partido: “a que será que se destina?” uma análise sócio-jurídico-feminista

    Mirla Cisne Álvaro, Maíra Kubik Taveira Mano, Giulia Maria Janelle Cavalcante de Oliveira
    632-647
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48945
  • Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento

    Katamara Medeiros Tavares Melo, Francisco das Chagas Silva Souza, Verônica Maria de Araújo Pontes
    648-665
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48967
  • Gênero e brincadeiras na educação infantil: as relações entre professoras, meninas e meninos

    Viviane Drumond, Cleidiane Cardoso da Silva
    666-680
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48963
  • Gênero e representação política: um estudo sobre a representação sindical de trabalhadoras/es em educação

    Márcia Ondina Vieira Ferreira, Andréia Orsato, Márcia Cristiane Völz Klumb Coronel, Luciano Pereira dos Santos
    681-696
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.46058
  • Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil

    Andréa Rodrigues de Souza, José Carlos de Melo
    697-709
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48977
  • Docência e gênero: o professor homem na educação infantil

    Patrícia Gouvêa Nunes, Lucia Rincon Helena Afonso
    710-724
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48957
  • Políticas públicas de gênero em Santa Catarina: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação

    Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Josilaine Antunes Pereira
    725-738
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48951
  • Educação generificada: uma análise do ensino técnico em Enfermagem em Goiás

    Patricia Fernandes de Oliveira, Aline da Silva Nicolino, Maria José do Nascimento, Paulo Cesar Soares de Oliveira
    739-754
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48927
  • Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983)

    Jorge Luiz Zaluski
    755-769
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48975
  • As haitianas na escola: o peso do passado, a dureza do presente e a esperança no futuro

    Alexandre Anselmo Guilherme, Lucas Rech da Silva, Henrique Caetano Nardi
    770-784
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48953

Artigos

  • SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais

    Edmarcius Carvalho Novaes, Edmara Carvalho Novaes, Jéssika Rocha de Moura
    785-800
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50212
  • História da educação de surdos e as atuais perspectivas para o ensino de habilidades de leitura e escrita

    Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Rosana Maria do Prado Luz Meireles
    801-818
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50811
  • Juventudes e suas leituras: perfil cultural de alunos do nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG – GO)

    Micheline Madureira Lage
    819-835
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50737
  • O processo de mediação de leitura literária na educação básica

    Alba Cristhiane Santana da Mata, Larissa Magalhães Correia Andrade
    836-849
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50810
  • As teorias sobre alfabetização e os impasses em torno do caráter social dos objetos de conhecimento

    Julia Maria Borges Anacleto
    850-863
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50800
  • O viés americano do método Montessori em São Paulo: Ciridião Buarque e Mary Buarque

    Simone Ballmann de Campos
    864-880
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50764