Docência e gênero: o professor homem na educação infantil

Autores

  • Patrícia Gouvêa Nunes nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, Goiás, Brasil, patricia.nunes@ifgoiano.edu.br
  • Lucia Rincon Helena Afonso Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás , Brasil, luciarincon@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3130-8246

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48957

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado que objetivou investigar e analisar o professor homem na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. O estudo desenvolveu-se mediante questionamentos sobre a docência do professor homem na Educação Infantil e ao habitus do reconhecimento de mulheres nessa etapa. A atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde nessa etapa é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais e que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de características da prática docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mantido pela violência simbólica.

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Biografia do Autor

Patrícia Gouvêa Nunes, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, Goiás, Brasil, patricia.nunes@ifgoiano.edu.br

Lucia Rincon Helena Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás , Brasil, luciarincon@gmail.com

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

GOUVÊA NUNES, P. .; RINCON HELENA AFONSO, L. . Docência e gênero: o professor homem na educação infantil. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 710–724, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48957. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48957. Acesso em: 28 mar. 2024.