Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento

Autores

  • Katamara Medeiros Tavares Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, katavares2010@hotmail.com,
  • Francisco das Chagas Silva Souza I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Verônica Maria de Araújo Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN ), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, veronicauern@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2774-4491

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48967

Resumo

Neste estudo descritivo e qualitativo, analisamos dezesseis trabalhos do Banco de teses e dissertações da CAPES acessíveis na Plataforma Sucupira que atendiam a temática da heteronormatividade na educação básica. No Brasil, concentra-se o maior número de crimes de homotransfobia do mundo. A superação desta realidade aponta para o respeito às diversidades de gênero, ainda frágeis nas práticas de ensino, principalmente - à luz de nossas reflexões - na educação infantil. Mesmo com a supressão dos temas transversais sobre diversidade sexual no currículo, acreditamos que retrocessos e avanços são inerentes à dinâmica das relações de ensino e aprendizado, tendo como resultado o inédito respeito e emancipação das diversidades de gênero.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katamara Medeiros Tavares Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, katavares2010@hotmail.com,

Francisco das Chagas Silva Souza, I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br

Verônica Maria de Araújo Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN ), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, veronicauern@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

MEDEIROS TAVARES MELO, K. .; SOUZA, F. das C. S. .; PONTES, V. M. de A. Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 648–665, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48967. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48967. Acesso em: 21 dez. 2024.