Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento

Autores

  • Katamara Medeiros Tavares Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, katavares2010@hotmail.com,
  • Francisco das Chagas Silva Souza I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Verônica Maria de Araújo Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN ), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, veronicauern@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2774-4491

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48967

Resumo

Neste estudo descritivo e qualitativo, analisamos dezesseis trabalhos do Banco de teses e dissertações da CAPES acessíveis na Plataforma Sucupira que atendiam a temática da heteronormatividade na educação básica. No Brasil, concentra-se o maior número de crimes de homotransfobia do mundo. A superação desta realidade aponta para o respeito às diversidades de gênero, ainda frágeis nas práticas de ensino, principalmente - à luz de nossas reflexões - na educação infantil. Mesmo com a supressão dos temas transversais sobre diversidade sexual no currículo, acreditamos que retrocessos e avanços são inerentes à dinâmica das relações de ensino e aprendizado, tendo como resultado o inédito respeito e emancipação das diversidades de gênero.

 

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Biografia do Autor

Katamara Medeiros Tavares Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, katavares2010@hotmail.com,

Francisco das Chagas Silva Souza, I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, chagas.souza@ifrn.edu.br

Verônica Maria de Araújo Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN ), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, veronicauern@gmail.com

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

MEDEIROS TAVARES MELO, K. .; SOUZA, F. das C. S. .; PONTES, V. M. de A. Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 648–665, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48967. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48967. Acesso em: 16 mar. 2025.