Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48967Resumo
Neste estudo descritivo e qualitativo, analisamos dezesseis trabalhos do Banco de teses e dissertações da CAPES acessíveis na Plataforma Sucupira que atendiam a temática da heteronormatividade na educação básica. No Brasil, concentra-se o maior número de crimes de homotransfobia do mundo. A superação desta realidade aponta para o respeito às diversidades de gênero, ainda frágeis nas práticas de ensino, principalmente - à luz de nossas reflexões - na educação infantil. Mesmo com a supressão dos temas transversais sobre diversidade sexual no currículo, acreditamos que retrocessos e avanços são inerentes à dinâmica das relações de ensino e aprendizado, tendo como resultado o inédito respeito e emancipação das diversidades de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.