Juventudes e suas leituras: perfil cultural de alunos do nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG – GO)

Autores

  • Micheline Madureira Lage Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mixlage@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50737

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que objetivou investigar os hábitos culturais dos alunos ingressantes na educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Goiás – Goiânia. O corpus envolveu 192 alunos no ano de 2013. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo para a coleta de dados. Também houve reflexões teórico-metodológicas para auxílio na leitura dos resultados encontrados, sobretudo as teorias de Bordieu em torno da vida simbólica e das questões envolvendo cultura. A partir dos resultados, encontram-se subsídios para melhor adequação no desenvolvimento de práticas acadêmicas que visam à ampliação do horizonte cultural dos jovens por meio da leitura e das artes de um modo geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheline Madureira Lage, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mixlage@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

MADUREIRA LAGE, M. . Juventudes e suas leituras: perfil cultural de alunos do nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG – GO). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 819–835, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50737. Acesso em: 20 abr. 2024.