Juventudes e suas leituras: perfil cultural de alunos do nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG – GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50737Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa que objetivou investigar os hábitos culturais dos alunos ingressantes na educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Goiás – Goiânia. O corpus envolveu 192 alunos no ano de 2013. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo para a coleta de dados. Também houve reflexões teórico-metodológicas para auxílio na leitura dos resultados encontrados, sobretudo as teorias de Bordieu em torno da vida simbólica e das questões envolvendo cultura. A partir dos resultados, encontram-se subsídios para melhor adequação no desenvolvimento de práticas acadêmicas que visam à ampliação do horizonte cultural dos jovens por meio da leitura e das artes de um modo geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.